Vice-presidente da SPEM - Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla e Presidente da RD-Portugal, União das Associações das Doenças Raras de Portugal
Paulo Gonçalves, com 56 anos de idade, dois filhos extraordinários.
Estudou Matemáticas Aplicadas e Ciências de Computação, exerceu consultoria tecnológica e de transformação de empresas durante cerca de 30 anos.
Foi diagnosticado com Esclerose Múltipla Secundária Progressiva aos 40 anos. Com dois filhos a quem dar exemplo, entrou num processo de recuperação de mais de 150 semanas, 3 vezes por semana, 1hora por sessão. Recuperou a caminhada e autoconfiança que lhe permitiu afirmar em 2018 ao completar 50 anos que “se a sua década dos 40 havia sido a melhor até então, a dos 50 seria ainda melhor”. Nunca imaginou que fosse na advocacia das pessoas que vivem com doenças crónicas ou raras.
É Presidente do Conselho Fiscal da Plataforma Saúde em Diálogo, Vice-presidente da direção da Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla e, Presidente da RD-Portugal, União das Associações das Doenças Raras de Portugal, desde a sua fundação em maio de 2021, a federação que une 46 Associações de Doenças Raras. Representa Portugal no Conselho das Alianças Nacionais da EURORDIS, é membro do National Mirror Group para a nova plataforma europeia JARDIN (sucede à EJPRD), representa os portadores de doenças raras no PT_Med_Gen (o grupo de trabalho para a Estratégia Nacional para a Medicina Genómica) e representa a RD-Portugal no Plano Nacional Intersectorial para as Doenças Raras. Foi nomeado provedor do destinatário dos serviços da Ordem dos Farmacêuticos, em junho de 2024.
Tem especial interesse na segurança de dados pessoais e na utilização dos dados para a evolução da ciência, em prol de respostas para as pessoas que vivem com doença sem descurar a sustentabilidade dos Sistemas de Saúde.